terça-feira, 18 de novembro de 2008

7º encontro- 15/05/2008

Frase do dia: "Sonhos, grilos e paixões". Carlos Queiroz Telles.
Neste encontro a leitura compartilhada foi com poemas enlatados, onde a latinha passava e cada um pegava o poema e lia o seu, haviam vários poemas, de Carlos Drumond de Andrade, Cora Coralina, Fernando Pessoa entre outros.
Após a leitura dos poemas assistimos um vídeo sobre o livro didático fazendo análises da linguagem de livros antigos e atuais.
Na linguagem antiga utilizavam a redação apenas como transcrição de um texto, não havia motivação, a oralidade era praticamente descartada.
Na linguagem atual, a produção do texto é motivada de várias maneiras , palestras, debates, entrevistas, seminários e anúncios.
Apresentou-se uma história em quadrinho do Chico Bento, dando exemplo de atividade tradicional onde o preconceito lingüístico é reforçado.
Após este encontro, fiz a mesma atividade em sala de aula, com poemas enlatados, mas com poemas que retratasse mais a realidade dos alunos, poemas de Ruth Rocha foram os mais explorados, a aula foi um sucesso, cada aluno fez sua leitura do poema que pegou na latinha, queriam ler logo, e eles mesmos proporam a reescritura do poema, um outro aluno sugeriu que ao invés de apenas reescrever, fosse feito um desenho logo abaixo do texto, que como eles disseram "tivesse a ver" com o que foi lido. E assim foi feito, cada um reescreveu seu poema e colocou logo abaixo o desenho que acharam apropriado.
O melhor de tudo é que sem perceber fizeram uma interpretação textual.
A partir de então todas as aulas começaram com a leitura de um dos poemas.

Nenhum comentário: