quarta-feira, 19 de novembro de 2008

23º encontro-02/10/2008

Conteúdo: Mudança lingüística
Frase: "A língua é o primeiro arame farpado da ascenção social". Lucília Garcez.
Leitura do texto: "Emília no país da gramática", discutimos sobre o mesmo, e concluimos que um texto tão antigo tem tudo a ver com os dias atuais.
A tutora nos falou sobre as causas na mudança da língua.
Falou-nos sobre a força centrífuga e centrípeta.
Em algum comentário, no início deste blog falei que não sei se conseguiria continuar minhas aulas sem corrigir os "erros" na fala dos meus alunos, porque sei que eles escrevem exatamente como falam. Durante o curso, falamos muito sobre as mudanças na língua e paralelo a este curso estava fazendo um outro, não como este, mas um de língua portuguesa, para concursos, no início o professor era defensor de tudo o que ouvi, vi e aprendi neste curso, tinha sido aluno de Marcos Bagno, mas os alunos que estavam comigo não gostaram muito dele e pediram na direção do curso que trocassem o professor, pois bem, trocaram e no lugar veio uma professora gramaticalmente correta, que nos passava tudo de acordo com a gramática, me senti uma das pessoas mais ignorantes desse mundo e percebi que por mais que estude será difícil aprender tudo aquilo. Falo sobre isso porque não poderia deixar de demonstrar minha dificuldade e como posso cobrar isso de uma criança que está interessada em brincar, em ser criança? Mas sei que posso entrar nesse mundinho dela e tentar mudar alguma coisa e é isso que tenho percebido ao longo desse curso, além claro de receber presentes como estes que recebo a cada semana e sou muito grata por isso, por ver que não estou sozinha na luta por uma educação de qualidade neste país. E é por ver pessoas como as que estão neste curso que acredito que tudo poderá ser diferente, apesar de ouvir dia-a-dia que não adianta.

Um comentário:

sadrianna disse...

É isso aí,Tereza!Infelizmente somos escravos da Norma Padrão que,como diz Bagno,é a norma do patrão.Numa situação de cursinho,eu também seria gramatiqueira,pois a situação exige.Por outro lado,tentaria sensibilizar os concursandos que só Gramática com fim em si mesma não é o bastante.Inclusive em concursos (CESPE então,nem se fala!!!).
Abraços,
Adriana.