segunda-feira, 17 de novembro de 2008

4º encontro- 17/04/2008

Frase do dia: " Quase se apetece dizer que não há uma Língua Portuguesa, há línguas em português". José Saramago

Falamos sobre o que é ser um bom falante.
Houve a apresentação do filme "O alto da compadecida", onde mostra-se o João Grilo como bom falante, citando um exemplo de que nem sempre o bom falante é aquele que fala seguindo as normas gramaticais.
Tenho entrado em um conflito constante com as idéias apresentadas no curso, comecei a avaliar minhas atitudes dentro de sala de aula e percebo que tenho sido um espelho de tudo o que me foi passado durante o meu processo de alfabetização, onde as professoras não por incompetência mas talvez por desconhecimento tenham feito as correções necessárias de forma errada, lembro-me que quase não falava perto da professora por medo de errar, e em um determinado dia inventei de falar que "truxe" alguma coisa e ela me olhou com ar de reprovação e disse você "trouxe" não é Tereza? E eu cometi o mesmo erro dentro de sala, mas sei que estou apenas começando e que erros não são o fim e sim o começo de um grande processo de aprendizagem.
Porém, não sei como meu aluno perceberá que aquela forma não é a correta gramaticalmente, se eu não corrigir sua fala, uma vez que alunos como os meus de 3ª série, com nove, dez anos, escrevem exatamente como falam. Espero que ao final do curso essa minha grande dúvida seja sanada.

Nenhum comentário: