quarta-feira, 19 de novembro de 2008

17º encontro- 28/08/2008

Este encontro começou com a apresentação do projeto "mundo literário" da colega Viviane, que disse estar encantada com o avanço de seus alunos no gosto pela leitura e no aperfeiçoamento das produções de texto.
Assim que cheguei a este encontro mostrei a tutora algumas das produções que foram feitas com as tirinhas do Chico Bento e ela pediu que eu compartilhasse com os colegas e adorei ter feito isso, porque estou muito orgulhosa com o desenvolvimento dos meus alunos, nas produções textuais e no interesse por qualquer tipo de atividade artística, como leitura, filmes, exposições, percebi que eles despertaram para algo que não havia despertado ainda.
Nossa tutora fez a leitura do texto "língua" de Gilberto Mendonça Teles.
Assistimos ao filme "Desmundo" de Alain Fresnot. Durante a apresentação do filme nossa tutora nos chamou a atenção a alguns detalhes. Por ser um filme forte que trata a mulher como um objeto usado por homens que as consideram "coisas", alguns cursistas sentiram-se constrangidos, uma de nós até decidiu ir embora e disse que não gostaria mais de ver aquilo, na verdade, senti uma certa angústia ao ver aquelas cenas, mas minha curiosidade para saber o fim era maior que minha angústia.
No filme percebi o quanto nós mulheres evoluimos, porque naquela época, logo após o descobrimento do Brasil, quando aquelas mulheres foram trazidas pra cá, elas foram muito humilhadas, mas a personagem mostrou a força que ela tinha e na verdade é a força que nós temos ainda hoje.
Outra curiosidade é eu que imaginava que as mulheres que vieram para o Brasil naquela época eram mulheres vividas e que tinham apenas a intenção de ganhar dinheiro com os homens que aqui chegavam.E na verdade as mulheres que vieram eram ao contrário virgens e órfãs.
Com certeza não teria tido uma experiência como esta em outro lugar que não fosse neste curso, agradeço a oportunidade.

Nenhum comentário: