terça-feira, 18 de novembro de 2008

12º encontro- 26/06/2008

Neste encontro lemos o texto: "analfabetos de céu" onde concluimos que avaliação é uma tarefa complicada.
Houve então a dinâmica dos envelopes com algumas questões, estes envelopes estavam escondidos pela sala e quem encontrasse deveria responder algumas perguntas que estavam dentro dos mesmos. As perguntas eram:
*O que é avaliação?
*Para que serve a avaliação?
*De qual avaliação precisamos?
Dinâmica "teste avaliativo" onde deveríamos colocar figuras geométricas em lugares ditados pela tutora, quando vimos os resultados, cada um tinha feito figuras diferentes com as mesmas instruções, então vimos como uma mesma regra pode ser interpretada de forma diferente por pessoas diferentes.
Leitura do texto: " A escola dos bichos", cada ser tem um dom diferente, ou seja cada aluno é bom em alguma coisa, e devemos adequar as avaliações curriculares às capacidades dos alunos.
Discutindo sobre as diferentes formas de avaliar.
Alguns questionamentos apresentados em gráfico:
* Qual é a realidade da escola em que vivemos?
* O que queremos para a escola?
* Como podemos executar?
Esses questionamentos nos fazem pensar melhor sobre nossas atitudes enquanto educadores, é fácil reclamar de um sistema que realmente encontra-se com falhas, mas o que podemos fazer para transformar a realidade daquilo que vivemos, se ficarmos o tempo todo esperando que alguém mude alguma coisa nada será mudado, percebo que as atitudes tem que partir de cada um de nós, é claro que precisamos ter estímulo pra isso, mas pra mim não existe melhor estímulo do que ao final de cada ano ter sensação de que algo foi mudado e que não pude fazer muita coisa mas fiz tudo e mais alguma coisa além daquilo que era possível.
Não posso deixar de voltar ao encontro anterior onde "Joseph Klimber" superou-se para conseguir aquilo que realmente era importante.

Nenhum comentário: