quarta-feira, 19 de novembro de 2008

26º encontro- 13/11/2008

Fui "presenteada" com o caderno de registro coletivo, fugi dele o curso inteiro, pois não gosto muito que leiam o que eu escrevo, rsrsrsrs!
Leitura: "In comédias para se ler na escola" De Luís Fernando Veríssimo.
Comentamos sobre a capacidade da criança em superar limites, e nós professores não utilizamos esta capacidade.
Como estamos trabalhando em todas as escolas a Semana da Consciência Negra, surgiram alguns comentários sobre o preconceito dentro de sala de aula onde a maioria dos professores percebe que ainda existe e de forma nada sutil, e vimos que o trabalho ainda deve ser feito sempre e durante todo o ano. Falou-se também a respeito do sistema de cotas para negros e índios, onde a grande maioria demonstrou ser contra porque este é mais um meio de explicitar o preconceito, porque os negros e índios não tem menos ou mais inteligência que os brancos, somos todos iguais, todos mostraram-se a favor de um sistema de cotas para pessoas de baixa renda.
Finalizada a discussão a tutora nos mostrou o livro "Zoom" que também foi visto em dvd, onde cada parte do livro fazia parte de um todo que viria na sequência, o propósito era adivinhar a que pertencia a parte que estava exposta naquela página.
Falamos sobre coesão e coerência dando ênfase a coesão.
Coesão=marcas=ligação
O que é um texto?
Unidade com:
*Contexto
*Organização de idéias
*Estrutura
Texto: "Tecendo a manhã" de João Cabral de Melo Neto, demonstrando a repetição como arte e não como vício.
Apesar de ter passado a vida ouvindo sobre coesão e coerência sempre há aquele algo mais que é preciso ver ou ouvir. E esse algo mais sempre é encontrado por aqui.

Nenhum comentário: